NOTA DE ESCLARECIMENTO.

NOTA DE ESCLARECIMENTO.


Publicado em: 30/10/2017 00:00

Whatsapp

 

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Vigilância em Saúde, vem esclarecer a toda população Ilicinense que a atual infestação de pernilongos que atinge o nosso Município e praticamente toda região é um fenômeno ambiental sazonal que acontece em toda primavera e verão. 
O mosquito principal transmissor de doenças como a Dengue, a Zika e o Chikungunya é o Aedes Aegypti. O Culex, espécie do pernilongo comum, é diferente do Aedes. 
O setor de saúde monitora constantemente a infestação do Aedes e desenvolve atividades dirigidas ao controle de vetores que transmitem doenças para o homem e que são relevantes a saúde pública. 
A pulverização de inseticidas (fumacê) é recomendada apenas quando há aumento do número de casos (epidemias) de doenças. Como Illicínea não registrou aumento de casos de Dengue, a Zika e o Chikungunya, não há indicação de uso deste tipo de produto. É fundamental o uso racional e seguro dos inseticidas, tendo em vista que o uso indiscriminado pode prejudicar o meio ambiente, além da possibilidade de desenvolvimento da resistência do Aedes aos produtos utilizados. 
Como forma de eliminação e prevenção do surgimento de novos focos de reprodução do mosquito, a equipe de Agentes de Combate as Endemias realiza visitas periodicamente aos domicílios e terrenos baldios. 
A Prefeitura também realiza ações de mobilização nas escolas, bem como a limpeza dos córregos que cortam a cidade. Há sempre a programação de realização de mutirões de limpeza de quintais e terrenos baldios para eliminação de possíveis focos e criadouros de mosquitos. Mas, para que o combate aos mosquitos seja realmente eficaz, o comportamento da população deve ser modificado. Se cada morador limpar sua casa, uma vez por semana, e remover os locais onde o mosquito pode depositar os ovos (água parada) não haverá mais criadouros e, consequentemente, não haverá mais mosquitos, principalmente o Aedes, que 90% dos depósitos estão dentro dos domicílios. 
Ciente de que a prevenção e o combate ao mosquito é um dever de todos, a Prefeitura Municipal de Ilicínea agradece o empenho e compreensão para juntos mantermos a cidade cada vez mais limpa e com menor incidência de mosquitos.


Leia também

Casa da Cultura

[AULAS DE ARTESANATO - CASA DA CULTURA]

16/01/2019 14:29

Secretaria Municipal de Agricultura e SIAT

PROGRAMA MAIS GENÉTICA EM PLENO FUNCIONAMENTO.

14/01/2019 14:46

Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos

OPERAÇÃO TAPA BURACOS RETOMA AS ATIVIDADES.

10/01/2019 14:23

Secretaria Municipal de Educação e Cultura

CRECHE PRÓ-INFÂNCIA: MAIS UMA ETAPA EM ANDAMENTO.

09/01/2019 08:37