MEDIDAS SEVERAS DE CONTENÇÃO DE GASTOS ESTÃO SENDO ADOTADAS POR VÁRIOS MUNICÍPIOS DEVIDO A ATUAL CRISE DO PAÍS.

Publicado em: 29/05/2018 15:40

Hoje pela manhã, o Prefeito Edvaldo Belinelli, juntamente com o Vice-Prefeito André Dutra, se reuniram com todo Secretariado Municipal e Chefes de departamentos financeiros e tesouraria, para juntos, discutirem sobre o atual cenário econômico e traçarem estratégias daqui pra frente para amenizarem os impactos desta crise que assola vários municípios, inclusive o nosso.

A dívida do Governo do Estado com os Municípios e a queda nas receitas, está fazendo com que várias cidades apertem os cintos e tomem medidas severas de contenção de gastos.

A maior parcela da receita dos municípios vem do Estado e do Governo Federal. Porém, a queda na arrecadação fez com que os valores repassados fossem reduzidos. O cenário atual gera uma força-tarefa nas prefeituras para diminuir custos. O desafio é fazer isso sem afetar a prestação de serviço para a população.

“O economista e coordenador do Núcleo de Contas Regionais da Fundação de Economia e Estatística (FEE), Roberto Rocha, explica que as dificuldades enfrentadas pelos municípios em equilibrar as contas são resultado de um cenário que vem se agravando desde 2013. Segundo ele, as medidas de controle econômico têm sido dificultadas porque, além da redução das receitas próprias, os municípios têm uma grande dependência de recursos estaduais e federais. Rocha diz que é difícil falar dos municípios de forma generalizada, uma vez que cada um tem suas características e especificidades. Porém, o cenário que levou à crise é o mesmo.” (fonte: jornal correio do povo).

Neste âmbito, a equipe da administração 2017-2020 vem trabalhando e, a partir desta data (29 de maio), com mais cautela ainda, para driblar a crise e atender as necessidades da população. Seguindo claro, uma maior contenção das despesas.

Diante do exposto, a Prefeitura Municipal espera a compreensão de todo cidadão no sentido de trabalharmos juntos na superação deste período de crise que assola o país, principalmente os municípios de pequeno porte.