ESCLARECIMENTO IMPORTANTE: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE.

Publicado em: 29/10/2018 13:05

A Secretaria Municipal de Saúde reconhece que a organização do processo de trabalho em relação ao serviço de Pediatria necessita ser melhorada, e na tentativa de reorganizar o atendimento às crianças/mães, e evitarmos a perda da pediatra por não compreensão destas, iremos realizar algumas alterações no atendimento:

1. O atendimento é ofertado todas as segundas e quintas-feiras:
SEGUNDA: 12h às 16h;
QUINTA: 9h30 às 13h30;
2. A mãe e/ou responsável pela criança deverá procurar o Posto de Saúde, às 7h, nas segundas e quintas-feiras, portando o cartão de vacina da mesma, exames (caso tenha), cartão do SUS, encaminhamento da Equipe de Saúde da Família e um número de telefone para contato. A princípio não há necessidade do comparecimento da criança;
3. O atendimento será de acordo com a prioridade de saúde-doença que a criança apresentar, o qual será realizado pela Enfermeira Juliane, com base no Protocolo do Ministério da Saúde. Logo, não há necessidade do familiar madrugar na fila, pois o atendimento não será por ordem de chegada. O responsável sairá da Unidade com horário do retorno de seu filho devidamente agendado, evitando assim, a fila de espera;
4. Os casos que não conseguirem a vaga no dia almejado pelos pais, serão anotados o telefone e entraremos em contato para o agendamento posterior. Pretende-se assim, a organização do atendimento de forma humanizada e equânime.

O Município de Ilicínea tem aproximadamente 1029 crianças menores de 10 anos, e 156 crianças menores de dois anos, sendo este, o público que mais procura o atendimento Pediátrico no Centro de Saúde. Ou seja, infelizmente não conseguiremos em 8 horas semanais atender todas as crianças conforme gostaríamos. Portanto, a Secretaria Municipal de Saúde solicita que as mães e/ou responsáveis levem seus filhos para realizar o acompanhamento do desenvolvimento e crescimento infantil nas Equipes de Saúde da Família, de forma a promover a saúde e prevenir doenças/agravos, para que os profissionais da Atenção Básica só encaminhem para a Pediatra aqueles casos que não obtiverem solução nas Unidades/PSF.
O processo de trabalho se constrói diariamente. Críticas construtivas, seguidas de sugestões são bem vindas sempre. Para tal, registrem-nas com a enfermeira Juliane e/ou nas caixinhas de sugestões da sua Unidade.

Obrigada.
Atenciosamente,
Coordenação/ Secretaria Municipal de Saúde de Ilicínea.