CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA.

Publicado em: 06/05/2019 15:00

ATENÇÃO PRODUTOR RURAL

De 1° a 31 de Maio tem a campanha de vacinação contra a febre aftosa. Os rebanhos de bovinos e búfalos, de todas as idades, deverão ser vacinados. Os Produtores Rurais proprietários de 150 ou mais bovinos ou bubalinos, deverão declarar a vacinação do seu rebanho contra a febre aftosa exclusivamente por meio do site: www.ima.mg.gov.br.

Quem não comprovar que realizou a vacinação no rebanho pode ser multado.

A divisão de febre aftosa do ministério orienta que a vacina seja aplicada na região da tábua do pescoço, debaixo do couro do animal (região subcutânea).

Confira outros cuidados que devem ser tomados para garantir o sucesso da imunização:
– Comprar as vacinas somente em lojas registradas;
– Verificar se as vacinas estão na temperatura correta: entre 2°C e 8°C;
– Para transportá-las, usar uma caixa térmica, colocar três partes de gelo para uma de vacina e lacrar;
– Manter a vacina no gelo até o momento da aplicação;
– Escolher a hora mais fresca do dia e reunir o gado. Lembrar que só devem ser vacinados bovinos e búfalos;
– Durante a vacinação, manter a seringa e as vacinas na caixa térmica e usar agulhas novas de preferência do tamanho 15mm por 18mm, limpas;
– Lembrar que a higiene e a limpeza são fundamentais;
– Agitar o frasco antes de usar e aplicar a dosagem certa em todos os animais: 2 ml;
– Aplicar na tábua do pescoço, embaixo da pele, com calma;
– Preencher a declaração de vacinação e entregá-la no serviço veterinário oficial do estado junto com a nota fiscal de compra das vacinas ou fazer a declaração através do site do IMA: www.ima.mg.gov.br

Para maiores informações ou dúvidas, procure o setor do IMA, no 1° piso da Prefeitura.