[REUNIÃO COM OS COLABORADORES. PAUTA: DÍVIDA DO ESTADO COM O MUNICÍPIO]

Publicado em: 06/12/2018 09:37

O Prefeito Edvaldo Belinelli convidou todos os colaboradores municipais para uma reunião, que aconteceu ontem, dia 5, no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).
Todos nós temos acompanhado pela mídia, os reflexos da dívida do estado com os municípios mineiros. Muitos, inclusive, já decretaram calamidade financeira.
O intuito do encontro foi justamente o de esclarecer e conscientizar o colaborador sobre os impactos da dívida em nossa cidade, a fim de que cada um seja também, para a população, um transmissor de informações verídicas, auxiliando na transparência da gestão. E sejam agentes colaboradores e conscientes no que diz respeito à economia de gastos no seu trabalho e no seu dia-a-dia.
É preciso conscientizar de dentro para fora, começando pelos nossos colaboradores (servidores municipais). É preciso entender sobre a dívida. Hoje, em nosso município, ela já supera a casa dos R$ 4 milhões. E como isso prejudica o trabalho da Prefeitura e a nossa comunidade? Para cada repasse atrasado nas áreas (saúde, educação, ICMS, entre outras), o município tira do seu caixa essas receitas para manter os serviços. Todos os valores devidos pelo Estado são de repasses constitucionais, ou seja, obrigatórios. Com R$ 4 milhões em nosso caixa, grandes melhorias estariam sendo realizadas.
Pontos importantes foram explanados pelo Prefeito e pelo Assessor Contábil Thiago Pereira, como: as perspectivas do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) neste mês de Dezembro, ICMS referente ao FUNDEB para 2019, ações presentes e futuras perante a crise, dentre outros.
A Gestão está fazendo o melhor, de acordo com a atual situação financeira do município, e trabalhando duro para manter os salários em dia e os serviços funcionando. E a boa notícia é esta, que mesmo em meio a toda esta calamidade e este desrespeito vivido pelos municípios mineiros pelo Governo: servidores de várias cidades sem receber, serviços básicos de saúde, obras e educação paralisados e prefeituras de portas fechadas. Nós, ainda estamos conseguindo trabalhar, com muito respeito ao dinheiro público, planejamento e redução de gastos.
Na oportunidade, o Prefeito Edvaldo Belinelli e o Vice André Dutra, agradeceram a cada servidor (a) pelo seu papel e sua importância na funcionalidade do nosso Município. E desejou a todos, juntamente com suas famílias, Boas Festas de Fim de Ano.
Que 2019 seja um ano de bênçãos e prosperidade para todos nós.