PROGRAMA DE AQUISIÇÃO COM DOAÇÃO SIMULTÂNEA: VALORIZAÇÃO DO TRABALHO DAS PRODUTORAS RURAIS.

Publicado em: 04/09/2019 13:18

Através da Associação de Moradores do Viradouro e Região do Município de Ilicínea, iniciou nesta semana o PAA - DOAÇÂO (Programa de Aquisição de Alimentos com Doação Simultânea). O Projeto liberado contemplou 15 Produtoras Rurais.
Existe uma lista grande de espera para este projeto. Por ser um Programa do Governo Federal e devido ao cortes de verbas feito pelo mesmo, foram liberados poucos projetos para o Sul de Minas. Desta liberação, tivemos a felicidade de ser um dos municípios contemplados.
A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento está aguardando a publicação de novo edital para enviar mais projetos, a CONAB não lançou edital este ano.
O PAA é uma importante ferramenta de fortalecimento da agricultura familiar. O programa utiliza processos de comercialização que favorecem a compra direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, promovendo a agregação de valor à produção.
Os produtos, tais como: verduras, frutas e legumes, serão distribuídos para as seguintes entidades: CRAS (famílias assistidas), APAE, Vila Vicentina, Hospital, Creches, Escolas e Pastoral da Criança.
O projeto desenvolvido pela Associação de Moradores do Viradouro e Região do Município de Ilicínea visa a valorização do trabalho das produtoras rurais, com o fortalecimento e a qualificação de suas organizações produtivas e suas articulações em rede. Por uma vida melhor e pelo empoderamento das mulheres.