DÚVIDAS FREQUENTES - CORONAVÍRUS-

Publicado em: 25/03/2020 15:37

• O QUE É O CORONAVÍRUS E COMO ELE É TRANSMITIDO?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do Coronavírus foi descoberto após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de Coronavírus (COVID-19).
Modo de transmissão: de modo geral, a principal forma de transmissão dos Coronavírus é por meio do contato próximo pessoa a pessoa, a partir de secreções respiratórias de uma pessoa infectada, como também pela tosse.
• QUAL PERÍODO PARA A PESSOA DOENTE MANIFESTAR SINAIS E SINTOMAS?
A média do período de incubação é de 5 dias, podendo chegar até a 16 dias ou mais.
• QUAL A TRANSMISSIBILIDADE DA PESSOA INFECTADA?
A transmissibilidade dos pacientes infectados por Coronavírus é em média de 7 dias após o início dos sintomas. No entanto, dados preliminares sugerem que a transmissão possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas.
• QUAIS OS SINTOMAS?
Os principais sintomas conhecidos até o momento são: febre, tosse, dificuldade para respirar e dor no corpo.
• ONDE EU DEVO PROCURAR AJUDA SE TIVER ALGUM SINTOMA?
Febre + tosse + falta de ar + coriza: procure imediatamente nosso Pronto Atendimento;
Febre + tosse + coriza: procure o seu PSF;
Coriza + febre: fique alerta em casa;
Coriza: fique em casa.
• QUAL A MELHOR FORMA DE PREVENÇÃO?
O ISOLAMENTO SOCIAL. Além disso, lave bem as mãos com água e sabão ou use o álcool em gel 70%; evite contato físico; mantenha os ambientes ventilados; não compartilhe objetos pessoais, e ao tossir ou espirrar cubra com o braço a boca e o nariz.
• PRECISO USAR MÁSCARA?
Pessoas saudáveis não precisam usar. O uso é recomendado aos profissionais de saúde, pessoas que apresentam sintomas respiratórios (tosse, espirro ou dificuldade em respirar) e pessoas que prestam atendimento à pessoas com sintomas respiratórios.
• EM NOSSO MUNICÍPIO TEM CASO CONFIRMADO DE CORONAVÍRUS?
Ainda não, há 01 caso suspeito que está sendo monitorado por ter vindo de são Paulo, de uma região de risco que esta tendo transmissão comunitária. Conforme foi divulgado, se refere a uma mulher, 35 anos, moradora da zona rural.
• COMO ESTÁ O QUADRO ATUAL DESTA SUSPEITA?
A paciente apresenta sintomas respiratórios leves, sem febre e sendo monitorada 24h.
• E QUEM TEVE CONTATO PRÓXIMO COM ESTA PACIENTE SUSPEITA?
Quem teve contato com a paciente já recebeu as orientações dos profissionais de saúde e devem seguir em isolamento domiciliar.
• AS CIDADES PODEM FECHAR SUAS ENTRADAS?
Não podem. A ordem veio do Ministério Público Federal e Estadual. Porém, é permitido criar barreiras educativas de conscientização e de fiscalização, como as que fizemos em nosso Município. Que permite dentre outras coisas, monitorar e se, for o caso, decretar quarentena para quem estiver chegando a nossa cidade.
• É VERDADE QUE VEIO UM ÔNIBUS DE FORA DE TRABALHADORES RURAIS (APANHADORES DE CAFÉ) PARA O NOSSO MUNICÍPIO?
Não temos esta confirmação. E, conforme divulgado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ilicínea, os Produtores já estão sendo orientados quanto a esta questão e também sobre demais medidas preventivas. No momento esta ação deve ser evitada pelos produtores.
• EM QUAIS NOTÍCIAS DEVO ACREDITAR E COMPARTILHAR?
Aquelas que possuem fonte oficial e datas atualizadas.
• TENHO IDOSO EM MINHA CASA, O PESSOAL VAI VIR VACINÁ-LO?
Sim, fique tranquilo que os profissionais de cada PSF irão chegar até vocês, até a sua residência.
• É VERDADE QUE NÃO É BOM VACINAR OS IDOSOS CONTRA A GRIPE, POIS A VACINA GERA REAÇÕES?
Entendam que, toda vacinação é para sua proteção e de quem você ama. A vacina contra a gripe não previne contra o Coronavírus. Porém, o Ministério da Saúde antecipou a vacinação como estratégia de diminuir a quantidade de pessoas com gripe nesse inverno. E mesmo que a vacina não apresente eficácia contra o Coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para o Coronavírus.
• GOSTARIA DE FAZER UMA DENÚNCIA. PRA QUEM DEVO LIGAR?
Toda denúncia preserva a sua identidade e você pode ligar para a Polícia Militar no 190 ou na Secretaria Municipal de Saúde no telefone: (35) 38541296 ou 1216.

*VAMOS FAZER NOSSA PARTE? FICAR EM CASA, SEGUIR AS MEDIDAS DE PREVENÇÃO, SEGUIR OS DECRETOS DO SEU MUNICÍPIO E MANTER A CALMA.