SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA.

Publicado em: 18/08/2017 00:00

CONHEÇA O PROJETO INCLUIR:

Introdução:
A inclusão escolar é meta que precisa ser alcançada por todos nós, para assim, fazer valer o verdadeiro sentido da inclusão. Não é simplesmente inserir o aluno, mas, torná-lo participante ativo e interativo na comunidade escolar e é por haver cada vez mais pessoas preocupadas com a efetiva inclusão, que vemos pais, instituições, professores e comunidades lutando por melhores condições diárias às pessoas com Necessidades Educacionais Especiais.
Pensando no bem dessas pessoas, o Município de Ilicínea se une aos pais destas crianças, ao projeto da APAE e às Escolas da Rede Municipal e Estadual de Ensino para promover na semana de 21 a 28 de agosto atividades recreativas diferenciadas, com o objetivo de integrar todos os alunos da Rede Municipal e Estadual de Ensino e alunos da APAE.
Objetivo Geral:
• Propiciar momentos de socialização, entrosamento e descontração entre os alunos.
Objetivos Específicos:
• Promover maior integração entre alunos com Necessidades Educacionais Especiais e demais estudantes;
• Interagir todos os alunos com Necessidades Educacionais Especiais do município;
• Proporcionar momentos de lazer e descontração entre os alunos com Necessidades Educacionais Especiais.
Estratégias de ação:
Ao longo do desenvolvimento do projeto serão feitos programas na Rádio AM e FM com o objetivo de conscientizar toda comunidade local de que “somos todos iguais”. Poderão ser gravadas paródias, frases, leituras de produções, canções, relatos, depoimentos, etc.
As falas serão divulgadas diariamente na rádio, seguindo o cronograma abaixo:
21/08 Abertura – fala da Secretária de Educação e Cultura Evani de Alvarenga Vilela;
22/08 Fala da Mãe do aluno João Victor Costa Carvalho- Carla Costa;
23/08 Frase/conscientização- EMProfessor Ismael Silva;
24/08 Frase/Conscientização-EMPMªElma Firmino;
25/08 Frase/Conscientização- EEDona MªNicésia Vilela;
26/08 Frase/conscientização- EE.Nossa Senhora Aparecida;
27/08 Frase/conscientização- APAE;
28/08 Encerramento.
Como todos já têm conhecimento, nos dias 22,23 e 24 conforme o Projeto da APAE, serão os dias das escolas apreciarem os trabalhos dos alunos que estudam nesta instituição e visitarem esta escola conforme cronograma estipulado por cada diretor de cada escola.
No dia 28/08 acontecerá no Estádio José Felizalli a “Gincana Esportiva” com brincadeiras e competições entre os alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Estudantes da APAE e das escolas da Rede Estadual e Municipal de Ensino farão parte das brincadeiras: circuitos, estoura balão, dança da cadeira, esponja de água, dança da laranja, corrida do saco, brincadeira da bolinha. (serão aceitas sugestões). Ficará a cargo do diretor de cada escola escalar um profissional para ajudar na organização e animação das brincadeiras.
No dia 29 será oferecido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, aos alunos com Necessidades Educacionais Especiais estudantes nas Escolas da Rede Municipal e Estadual de Ensino, um passeio ao zoológico da cidade de Varginha. Cada aluno irá acompanhado de seu monitor e responsável que deverá assinar autorização de passeio.
Avaliação:
A avaliação será processual e contínua ao longo do desenvolvimento do projeto.