SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA REUNIÕES DE PREPARAÇÃO PARA A PANDEMIA DE COVID-19

Publicado em: 17/03/2020 09:36

Na última sexta-feira, 13/03, a Secretaria Municipal de Saúde de Ilicínea realizou reunião de preparação para a pandemia de COVID-19 em nosso Município.

Participaram da mesma, todas as Enfermeiras Responsáveis Técnicas dos PSF’s, Coordenadora de Atenção Primária, Coordenador de Vigilância em Saúde e Médicos (as).

Durante a reunião foram discutidos sobre o protocolo de enfrentamento do COVID-19, além de ações de prevenção ao contágio, e também sobre uma possível contaminação pelo novo Coronavírus de cidadãos com histórico de viagem internacional, residentes em nosso município.

Informamos à população que, o nosso Município NÃO apresenta casos suspeitos, e os turistas da nossa cidade que estiveram fora do país, não apresentaram sinais e nem sintomas, e já foram orientados quanto ao protocolo que devem seguir.

Esta foi apenas uma reunião preparatória para a possível chegada do Coronavírus em Ilicínea. Ressalta-se que não há motivos para pânico, pois a Rede Municipal de Saúde está sendo preparada e que, até o presente momento, não existe nenhum caso da doença diagnosticado (confirmado) no Sul de Minas.

Ainda, conforme disposto no Decreto Municipal 1016, artigo 5°: será criado o Comitê Local de Enfrentamento ao COVID-19 em Ilicínea (CLE-COVID-19-ILICÍNEA), para monitoramento e resposta da emergência em saúde pública. Sem contar, que nossos profissionais da Saúde são atualizados em tempo real sobre o Coronavírus.

A melhor forma de prevenção é seguir as regras de etiqueta, evitar aglomeração e manter os ambientes ventilados. A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo (cerca de 2 metros), por meio de: gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, toque ou aperto de mão e objetos ou superfícies contaminadas.

Os sinais e sintomas mais comuns são: febre e tosse ou dificuldade para respirar. Caso apresente algum deles, procure um Posto de Saúde.

*FAÇA DAS MEDIDAS PREVENTIVAS UM HÁBITO E COLABORE COM VOCÊ E TODOS AO SEU REDOR.

*NÃO COMPARTILHE FAKE NEWS E ACOMPANHE AS NOTÍCIAS DO COVID-19 EM NOSSO MUNICÍPIO, ATRAVÉS DA NOSSA PÁGINA OFICIAL.

Confira o Decreto Municipal N° 1016, no link abaixo: