CORONAVÍRUS – ATUALIZAÇÕES E ORIENTAÇÕES

Publicado em: 18/03/2020 13:24

Acompanhe as informações atualizadas sobre o Coronavírus em nosso Município, pela nossa página. Compartilhe e faça sua parte.
O que é preciso saber sobre o COVID-19? O COVID-19 é um vírus que causa doença similar ao da gripe. Ele é transmitido pela tosse, saliva, espirro, aperto de mão, catarro e objetos ou superfícies contaminadas.
Os principais sintomas são: febre; tosse; dificuldade para respirar.
As medidas de prevenção do Coronavírus incluem:
• Lavar as mãos com frequência, com água, sabão ou na impossibilidade de lavá-las, higienize com álcool em gel 70%;
• Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com braço, e NÃO com as mãos;
• Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar;
• Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave as mãos como já indicado;
• Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos;
• Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados;
• Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Para pacientes com histórico de viagem para locais de transmissão, nos últimos 14 dias e que apresentarem sintomas gripais leves, procurar a Unidade Básica de Saúde.
Paciente com sintoma gripal SEM histórico de viagem, procurar a Unidade Básica de Saúde para atendimento.
A Secretaria Municipal de Saúde está tomando medidas preventivas. Porém, no momento, não há motivo para pânico.
Pedimos a população, principalmente os idosos, que fiquem em casa e saiam apenas quando houver real necessidade.
➡️Todas as questões relacionadas ao novo Coronavírus são avaliadas periodicamente, e qualquer alteração será comunicada à população.

Comitê de Enfrentamento ao COVID-19;
Secretaria Municipal de Saúde;
Prefeitura Municipal de Ilicínea.