ESCLARECIMENTOS - CORONAVÍRUS

Publicado em: 22/03/2020 20:23

Estamos recebendo muitos pedidos de fechamento da cidade, para evitar o trânsito de pessoas de fora, a exemplo do que vários Municípios vizinhos fizeram.
Pois bem, ontem o Governo Federal editou a Medida Provisória 926/2020, assumindo a coordenação nacional do enfrentamento à crise do coronavírus. O artigo 3º estabelece que só com recomendação técnica da ANVISA os Estados e Municípios poderão interromper a locomoção de pessoas ou cargas entre Estados ou entre Municípios.
Isto significa, que TODOS os Prefeitos estão proibidos de interditar o trânsito como vinha sendo feito, e que nos Municípios onde foram colocadas barreiras, elas terão de ser retiradas.
Nem por isso a Prefeitura Municipal de Ilicínea está parada. Foi criado o Comitê de Enfrentamento ao COVID-19, e várias decisões foram tomadas, podendo, dentre elas, citar as seguintes:
*Todos os comércios, indústrias e serviços QUE NÃO SEJAM ESSENCIAIS (farmácias, supermercados, mercearias, padarias, açougues, etc) estão proibidos de funcionar, assim como, academias de ginástica, áreas de lazer, eventos e quaisquer outros lugares onde haja aglomeração de pessoas, incluindo cultos, missas e velórios.
*Quanto a entrada de pessoas em Ilicínea, já que não podemos proibir, estaremos a partir de amanhã instalando postos de controle em todas as entradas, para registrar: nome, telefone e endereço de quem chega, visando monitorar sua saúde e, se necessário, decretar quarentena para elas e as pessoas com quem tiveram contato.
*Vamos também monitorar a cidade, para impedir a aglomeração de pessoas. Estamos orientando ao comércio que pode funcionar, que limite a quantidade de itens adquiridos individualmente, e já definimos com a Polícia Militar as ações necessárias para fazer cumprir as decisões do Poder Público.
O mais importante de tudo é que as pessoas permaneçam em casa, só saindo dela para necessidades urgentes e inadiáveis. Cabe a cada um de nós evitar que o sistema de saúde entre em colapso e, com isso, pessoas deixem de ser atendidas.
Se você fizer sua parte, poderemos enfrentar e derrotar esse, que já se mostrou o maior desafio enfrentado por esta geração.