3° CASO CONFIRMADO DA COVID-19 VIA TESTE RÁPIDO.

Publicado em: 15/07/2020 15:11

O Prefeito Edvaldo Belinelli informa sobre os três casos e reforça sobre a importância das medidas de prevenção. (ACOMPANHE O VÍDEO EM NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK)

Em nota a Secretaria Municipal de Saúde também reforça o pedido a toda população e informa:

“A Vigilância Sanitária Municipal, com o objetivo de identificar os casos leves de forma precoce e romper a cadeia de transmissão do Coronavírus, iniciou uma ação voltada para a saúde do trabalhador, visitando os locais de trabalho para realização de triagem para COVID-19 com todos os funcionários das empresas instaladas em nosso Município. Caso seja identificado algum trabalhador com sintoma gripal, é feito contato imediato com a Unidade Básica de Saúde de referência do usuário para agendamento de avaliação médica e demais orientações. As visitas estão sendo realizadas nas Fábricas de Confecções e serão estendidas a todos os estabelecimentos comerciais do Município.

Todos os usuários identificados e notificados com síndrome gripal têm a garantia de realização do teste rápido, sempre respeitando o período de 12 dias do início dos sintomas para realizar o mesmo, seguindo as orientações estabelecidas no Protocolo Estadual “Infecção Humana pelo Sars - Cov - 2 (Doença pelo Coronavírus COVID-19)”, sendo recomendada a testagem somente em pacientes sintomáticos.

A partir da identificação dos casos suspeitos, o paciente passa por consulta médica e é diariamente monitorado pela Unidade de Saúde quanto à evolução das queixas e sintomas, sendo orientado a manter-se em isolamento domiciliar. Em seguida é feita a busca ativa de contatos, os quais também são monitorados quanto aos sintomas, permanecendo em isolamento conforme orientação da Equipe de Saúde da Família.

Em caso de dúvida ou apresentação de algum sintoma, faça contato imediatamente com sua Unidade de Referência através dos telefones disponíveis em cada Unidade:

- PSF Central: 98478-1495;

- PSF Santa Maria: 984784065;

-PSF Rural: 98428-4985;

-PSF Glória: 98478-8304; e

-PSF Rosário: 98425-5581.

Os Fiscais Sanitários continuam realizando a fiscalização dos estabelecimentos comerciais, industriais e empresariais para garantir o cumprimento dos Decretos Vigentes para que estas atividades não sejam paralisadas, mas que possam trabalhar de forma consciente, segura e eficaz na prevenção contra a transmissão do Coronavírus, a fim de minimizar os impactos econômicos causados.

Contamos com a colaboração de todos para que sigam as medidas de prevenção tais como: lavar as mãos com frequência, usar máscara, manter o distanciamento social, evitar receber visitas e sair de casa desnecessariamente, evitar festas e eventos que possam gerar aglomeração, dentre outros.

A COVID-19 é uma doença de transmissão rápida, mas com a colaboração de todos em breve ela será superada!

Se você pode, fique em casa! Só saia quando necessário e, ao sair, use máscara!